As vinícolas na Serra Gaúcha ficam na região do Vale dos Vinhedos. Essa área é a produtora de vinhos e espumantes do local. Inclusive, é a principal do país. Por isso, a visita às vinícolas é uma experiência cultural, gastronômica e, claro, muito linda. Então, saiba mais e comece a se encantar desde já!
Onde ficam as principais vinícolas da Serra Gaúcha?
Entre os municípios da região do Vale dos Vinhedos, a saber:
- Monte Belo Sul
- Garibaldi
- Bento Gonçalves
Porém, a maior parte delas se encontra na cidade de Bento Gonçalves, a 120 km de Gramado. Por isso, é muito comum ver ofertas de passeios à região do Vale dos Vinhedos em pacotes para Gramado e também Canela.
Como é o passeio às vinícolas?
Em primeiro lugar, você conhece a região, tem contato com os costumes, cultura e vê de perto como a produção de vinhos e espumantes é feita. Os proprietários, que são em sua maioria descendentes de imigrantes europeus, compartilham sua história, experiência e estilo de vida. Assim, é uma verdadeira imersão histórico-cultural gaúcha e suas heranças italianas, principalmente.
Além disso, a paisagem da região do Vale dos Vinhedos é impressionante. São campos e plantações até onde os olhos conseguem alcançar! As lindas montanhas verdejantes completam esse cenário perfeito para relaxar, tirar fotos e viver momentos de fato únicos.
Ah, claro, é um passeio acima de tudo gastronômico. Dessa forma, você terá a oportunidade de degustar os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva da região. E ainda experimentar iguarias de cada casa, como queijos e outros aperitivos.
Qual a melhor época para visitar as vinícolas da Serra Gaúcha?
De maneira geral, este passeio é lindo e incrível o ano inteiro. Porém, ganha mais destaque no período de colheita. Ou seja, entre os primeiros meses do ano: janeiro, fevereiro e março. Afinal, é verão nesse período e a produção está no auge.
Assim, o cheiro de uva fica mais perceptível, as temperaturas ficam entre os 20ºC e com menos chances de chuva. Logo, a cultura do vinho se torna ainda mais irresistível.
Quais vinícolas visitar?
Antes de tudo, tenha em mente que cada vinícola na Serra Gaúcha tem suas particularidades. Além disso, existem as de grande porte e elevada produção, mas também as cantinas familiares. Todas com seu devido encanto e experiência única. Enfim, seguem algumas dicas para entrar no seu roteiro:
- Aurora
- Salton
- Casa Valduga
- Torcello
- Larentis
- Dom Cândido
- Marco Luigi
- Cantinas Dom Laurindo e Angheben
- E muitas outras.
O que mais fazer na Serra Gaúcha?
Sem dúvida, o que não faltam são atrações inesquecíveis nesta região. Além disso tudo, vale a pena experimentar, por exemplo, o passeio de Maria Fumaça pelo Vale dos Vinhedos. Assim, é também uma oportunidade de conhecer os atrativos de Gramado e Canela. Dessa forma, sua viagem vai ficar de fato completa.
Como economizar e aproveitar mais as vinícolas da Serra Gaúcha?
Uma alternativa interessante é planejar com antecedência por meio das promoções de clubes de vantagens. Entre as opções que mais cresce no país está o Prime Gourmet. Gramado e Canela estão entre as regiões mais procuradas, sendo que o programa está a todo vapor nessa localidade.
São dezenas de vouchers disponíveis nas principais atrações de toda região. Inclusive, para visitar vinícolas na Serra Gaúcha. Além disso, descontos do tipo compre 2 pague 1 em diárias, pratos e ingressos. Portanto, é uma forma de economizar em toda viagem.
A visita às vinícolas na Serra Gaúcha é apenas uma das várias atrações da região. Sem dúvida, ainda vale conhecer os municípios vizinhos, degustar outras iguarias e muito mais. O verão é uma excelente oportunidade para viajar pelo local. Pois, os dias são agradáveis e ainda está no período de colheita no Vale dos Vinhedos. Então, se você quer viver uma experiência mais completa com um melhor custo-benefício, clique no banner abaixo e saiba mais sobre o Prime Gourmet. Você vai se surpreender com as vantagens!
Excelentes dicas. Grata e parabéns pelo blog