Viajar para Chapada dos Guimarães (MT): conheça o cerrado brasileiro!

Que tal se aventurar em meio a enormes paredões de arenito e a vegetação do cerrado brasileiro ao viajar para Chapada dos Guimarães (MT)? Afinal, a cidade concentra diversas atrações naturais. Por exemplo, mirantes, cachoeiras, paredões, vales, grutas e muito mais!

Ou seja, são muitas opções sensacionais! Então, se prepare para descobrir quais experiências inesquecíveis você pode ter no cerrado brasileiro!

Qual a melhor época para ir a Chapada dos Guimarães?

Primeiramente, na hora de planejar sua viagem, você deve se perguntar: como é o clima da Chapada dos Guimarães?

  • Os meses de dezembro a março são os mais chuvosos. Com isso, é mais difícil realizar atividades como trilhas.
  • De abril a junho quase não há chuvas. Mas, os dias ainda não estão tão quentes.
  • Entre julho a agosto, os dias costumam ser com neblinas.
  • setembro é o mês com menos chuvas e temperaturas mais altas.
  • Por sua vez, as chuvas retornam em outubro e novembro. Porém, não com tanta intensidade. Assim, nestes meses, os dias ainda estão bem quentes.

Sendo assim, a melhor época para ir a Chapada dos Guimarães é entre abril e setembro. Principalmente para quem deseja aproveitar o período de secas e temperaturas amenas.

Dessa forma, esta é a melhor época para visitar maior variedade de lugares e passear com temperaturas amenas. 

O que fazer na Chapada dos Guimarães em 5 dias?

Agora, se o seu tempo é curto e quer saber o que fazer na Chapada dos Guimarães em 5 dias, fique de olho no que não pode faltar no seu roteiro de viagem:

Cachoeira Véu de Noiva

Este é o principal cartão postal da cidade. Afinal, para começar, a cachoeira tem 86m de altura. Logo, não pode faltar na sua lista! Além disso, é cercada por um paredão de arenito em um vale.

Também é possível deparar-se com ninhos de araras vermelhas, que completam a beleza desta paisagem fenomenal!

Circuito das Cachoeiras

Por sua vez, as águas do córrego Independência vão descendo pelo cerrado brasileiro e formando este incrível circuito de 6 cachoeiras. São elas:

  1. 7 de Setembro
  2. Pulo
  3. Degraus
  4. Prainha
  5. Andorinhas
  6. Independência

Por conseguinte, entre as cachoeiras de Andorinhas e Independência, formam-se duas piscinas naturais. Ou seja, conforto, aventura e paisagem linda garantidas!

Circuito das Cavernas Aroe Jari

Também há cavernas e grutas na região da Chapada dos Guimarães! Por exemplo, no famoso Circuito das Cavernas Aroe Jari, você visita os seguintes pontos:

  1. Aroe Jari: também conhecida como Morada das Almas. Devido suas várias bifurcações e salas, forma a maior gruta de arenito do Brasil.
  2. Pabo Jari: conhecida como Caverna de Duas Bocas.
  3. Kiogo Brado: famosa ainda pelo nome de Ninho dos Pássaros.
  4. Lagoa Azul: gruta formada por cachoeiras de águas azuladas. Ou seja, um espetáculo completo!

Por fim, este circuito é um dos poucos fora do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Dessa forma, é preciso se informar sobre os custos do passeio.

Cidade de Pedra

Por sua vez, encontra-se dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ainda, exige acompanhamento de um guia. Já em seu cume, os visitantes têm uma vista panorâmica de toda a cidade!

Cânions da Chapada dos Guimarães

Além de cachoeiras, grutas e sítios arqueológicos, a Chapada dos Guimarães também conta com sensacionais cânions! Nesse sentido, você não pode deixar de visitar o Vale do Jamacá. Por sua vez, trata-se de um passeio de 3 km por trilhas e cachoeiras.

Desse modo, como pudemos notar, são muitas atrações em meio a natureza na Chapada dos Guimarães! Por exemplo, algumas outras opções de visitação são:

  1. Casa de Pedra
  2. Crista de Galo
  3. Chapada Aventura
  4. Vale do Rio Claro
  5. Morro de São Jerônimo

Agora, quanto custa ir pra Chapada dos Guimarães? Aí, depende! Se você baixar o app Prime Gourmet, você aproveita descontos com parceiros exclusivos nos ramos de gastronomia, hotéis e passeios, do tipo compre um e leve outro. 

Com isso, ao viajar para Chapada dos Guimarães (MT), você viaja com o melhor custo-benefício!

Ficou curioso? Basta Então, descubra como funciona o aplicativo Prime Gourmet aqui. Ainda, fique atento aos dias de oferta no app Prime Gourmet para economizar mais na viagem! Pois, com o Prime Gourmet, a economia e qualidade da sua viagem estão garantidas!

Compartilhe:
Neemias Benício

Viajar é muito bom, viajar com economia é melhor ainda. Sou Neemias Benício, casado com Elaine Benício, moro em Fortaleza (CE). Curto muito viajar e conhecer novas culturas e experiências. Neste blog compartilho dicas para viajar de forma inteligente e econômica!

Deixe um comentário