Conheça 3 igrejas de Gramado mais históricas da região!

Está planejando conhecer a Serra Gaúcha e quer saber o que fazer nas ruas de Gramado? Saiba que a cidade tem várias opções gastronômicas, como as queijarias da cidade e a pizzaria Cara de Mau? Mas, além disso, a cidade dá show também de turismo histórico cultural. Um dos principais atrativos nesse sentido são as igrejas de Gramado.

Top 3 Igrejas de Gramado

Então, que tal saber quais são as 3 mais imperdíveis da região? Continue lendo até o fim e torne seu roteiro a Gramado muito mais encantador!

1. Igreja São Pedro Gramado (RS)

Em primeiro lugar, todo turista precisa conhecer a Igreja Matriz São Pedro. Essa é uma das igrejas de gramado que fica bem no centro. Aliás, na Avenida Borges de Medeiros, que também já é um passeio super clássico. 

Sua construção chama atenção pela arquitetura romana. Além disso, possui 78 mil pedras basálticas, que compõem os 860 metros da Igreja, com 46 metros reservados para a torre. 

Não à toa, a construção levou 8 anos para ficar pronta! Hoje, forma um dos cenários preferidos dos turistas para tirar fotos! Para completar a beleza da construção, foram incluídos imensos vitrais sacros. Aliás, estes foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier. Assim, representam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus.  Uma experiência sublime!

O sino da Igreja São Pedro em Gramado é feito de bronze, aço e estanho, e pesa 1000 kg. Já no ano de 2009, ele foi sistematizado eletronicamente. O local fica aberto das 7h30min às 21h para receber visitas. Além disso, o acesso é gratuito.

Por fim, em frente à igreja, você encontrará estátuas dos 12 apóstolos em tamanho real. À noite, seu entorno fica todo iluminado, tornando o passeio realmente inesquecível! Durante o Natal Luz em Gramado, é bastante visitada. Afinal, essa é uma das igrejas de Gramado próxima de onde se inicia o Palácio dos Festivais.

2. Igreja do Relógio

A famosa Igreja do Relógio em Gramado trata-se da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Paulo. Assim como a Igreja São Pedro, esta também é um cartão postal de Gramado. Afinal, é composta por uma beleza arquitetônica incontestável.

Enquanto o templo foi construído em 1961, o sino alemão data de 1826. Inclusive, foi fundido na própria Alemanha. Já os relógios, que dão o apelido à Igreja, datam de 1754. 

Talvez o aspecto mais lindo da Igreja do Relógio seja sua localização privilegiada. A construção fica em uma colina, repleta de hortênsias. Assim, você tem a impressão de que o monumento está em cima de um buquê de flores azuis! Aliás, ela está entre as igrejas de Gramado está de fato na Avenida das Hortênsias.

Saindo de lá e subindo um pouco mais, você chega ao Belvedere, no Vale do Quilombo. Nesse local, há um acostamento para estacionar e contemplar a vista da colina que chega a 850m. Inesquecível!

Portanto, este é um excelente passeio histórico e ecológico. E muito além disso, uma atividade prazerosa para toda família. Ainda oferece aquela sensação de paz, tranquilidade e contato com a natureza! 

3. Capela São Valentim Gramado

Diferentemente das igrejas anteriores, que chamam atenção por sua grandiosidade e podem ser vistas de várias partes de Gramado, a Capela São Valentim é discreta e pequena. Contudo, isso não tira seu charme ou beleza!

Localiza-se mais ao interior da cidade, na região de Jardim Bela Vista e foi inicialmente construída em 1897. Depois disso, foi reformada durante a década de 1930. Desde então mantém as características dessa última reforma.

A Capela São Valentim, como o próprio nome sugere, é uma homenagem ao santo que dá ao Valentine’s Day (no Brasil, Dia dos Namorados). De forma semelhante à Igreja do Relógio, esta capela fica no entorno de uma ampla natureza. 

Desse modo, este é também um ótimo passeio para aproveitar a quietude do interior. Sentir o cheiro das árvores e relaxar enquanto conhece mais da história colonial de Gramado.

Então, viu como visitar uma dessas igrejas de Gramado é viver a história, cultura, arquitetura e gastronomias deliciosas?! 

E nada melhor para aproveitar ainda mais seu passeio do que um desconto especial, não é verdade?

Nesse sentido, uma forma econômica e confortável de viajar para a região é assinando o aplicativo Prime Gourmet.

Com esse app, você terá acesso a ofertas exclusivas para visitar os pontos turísticos mais sensacionais de Gramado e Canela. E para melhorar, ainda temos um cupom especial que lhe dá R$ 10,00 de desconto na sua assinatura. Saiba como funciona e garanta já o seu passe para os passeios mais lindos da Serra Gaúcha!

Compartilhe:
Neemias Benício

Viajar é muito bom, viajar com economia é melhor ainda. Sou Neemias Benício, casado com Elaine Benício, moro em Fortaleza (CE). Curto muito viajar e conhecer novas culturas e experiências. Neste blog compartilho dicas para viajar de forma inteligente e econômica!

Deixe um comentário